fbpx

Ecobatímetro: propagação do som

Home (concurso para prático) Fóruns Navegação (Miguens) Ecobatímetro: propagação do som

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #3996
      Rodrigo Luis
      Participante

      Prezados,

      Quando o autor afirma (Miguens, Vol III, pg 1430): “(…) o erro introduzido na indicação do ecobatímetro proporciona maior segurança ao navegante (ou seja, o equipamento indicará profundidades ligeiramente menores que as verdadeiras), exceto no caso de água doce ou extremamente fria.”, não entendi o motivo de a água extremamente fria contribuir para esta exceção. Entendo que as propriedades da água doce e extremamente fria são antagônicas. A água fria apresenta propriedades semelhantes a da água salgada, pois há maior densidade e o som se propagaria com mais velocidade, e resultaria em profundidades ligeiramente menores (teoricamente).

      Ou existe outra causa desconhecida por mim para a água extremamente fria contribuir para esta exceção?

    • #3998
      fabio
      Mestre

      Rodrigo,

      O autor afirma, sem sombra de dúvida, que a velocidade do som na água muito fria, ou doce, é menor que a velocidade normalmente calibrada no equipamento (aprox 1500 m/s). Ao contrário da água do mar em geral, que normalmente se propaga mais rápido do que o equipamento foi calibrado para acreditar.

      É só o que voce precisa saber. O motivo não cai na prova.

      Mas se quiser saber o motivo, uma busca rápida no google informa que no ar a velocidade de propagação é proporcional à raiz quadrada da temperatura. Não encontrei a relação na água, mas encontrei que também é diretamente proporcional à temperatura.

      http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-o-som-se-propaga-mais-depressa-na-agua

    • #4000
      Rodrigo Luis
      Participante

      Obrigado

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.