fbpx

Dúvidas – Frente Quente e Evolução do Tempo

Home (concurso para prático) Fóruns Meteorologia Integrada Dúvidas – Frente Quente e Evolução do Tempo

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2566
      jchfn
      Participante

      Olá Fábio e Renato,
      Por favor, fiquei com duas dúvidas.

      Eu não entendi o raciocínio que deve ser feito para entender as direções dos ventos na aproximação e após a passagem das frentes frias e quente (pgs. 126, 127 e 128).

      A outra: no item 4.8, “a” do tópico “Evolução do Tempo” (pg. 164), o autor diz que o sistema frontal apresenta dois anticiclones, um da massa de ar quente e outro da massa de ar fria.
      A massa de ar quente não seria associada a um centro de baixa e, portanto, um ciclone?
      Tanto que logo no item “b” ele já fala em distância entre os centros de ciclones e anticiclones.

      Obrigado.

    • #2589
      fabio
      Mestre

      JC,

      Primeiro, na pg 164: Tem dois anticiclones, repare que o autor não fala que não tem um ciclone. De fato são dois anticiclones, mais um ciclone no meio, onde está o sistema frontal. Isso é muito comum no livro, o autor gosta de falar as coisas pela metade.

      Sobre a mudança dos ventos : Para entender a mudança na direção dos ventos, a chave é imaginar-se parado na superfície, e o sistema frontal passando sobre voce. Como todo santista, voce sabe que o vento quente de NW sempre antecede as frentes frias, e depois que a frente passa, o vento esfria e ronda para SW, pelo oeste, no sentido anti-horário.

      Vamos voltar ao principio, a perturbação na circulação zonal, ela explica como o surge o ciclone entre as massas de ar frio e quente. Este ciclone de um lado vai “dragando” ar frio do sul e jogando para o norte, enquanto do outro lado pega ar quente do norte e joga para o sul. O ar frio vem de SW, enquanto o ar quente vem de NW.

      Espero que tenha ajudado. Observe as imagens do livro, que são bem mais esclarecedoras que o texto.

      Fabio

    • #2591
      jchfn
      Participante

      Obrigado Fábio. Quanto à pg. 164, é uma questão de interpretação do texto então. E, no que se refere à circulação, de fato as imagens facilitam a interpretação.

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.