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Duvida – Resistencia Outros Componentes

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  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 6 anos atrás por fabio.
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    • #2597
      Boo
      Participante

      Fabio / Renato,

      Lendo o PNA, encontrei a seguinte frase na pagina 42:

      “In ballast condition, at level trim, the wetted surface per unit of displacement is much increased, so that the frictional resistance is increased also, but because of the finer form at the reduced draft, the residuary resistance is decreased.”

      Uma tradução possível seria:

      “Na condição em lastro, com o navio trimado, a área molhada por unidade de deslocamento é aumentada, logo a resistência friccional também aumenta, mas devido à melhor forma com calado reduzido, a resistência residual diminui.”

      Não consegui estabelecer uma relação entre o fato do navio estar em lastro com o aumento da area molhada por unidade de deslocamento. Entendo que a afirmativa seria verdadeira caso se referisse, por exemplo, a um navio que transportasse carga de peso especifico alto, ou seja, o embarque de um grande peso faria o navio afundar pouco. Mas isso não se aplica a todos os casos.

      Alguma luz sobre isso?

    • #2617
      fabio
      Mestre

      Boo,

      Eu fiz até um vídeo sobre isso, talvez voce já tenha reparado no material.
      Pense o seguinte, se voce tirar a carga do navio, o peso diminui muito, mas a área molhada nem tanto. É um fato para navios cargueiros. Acredite, o livro está certissimo, apesar da confusão.

      veja se o vídeo ajuda:

      • Esta resposta foi modificada 6 anos atrás por fabio.
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