fbpx

Dúvida – Questão WMR

Marcado: 

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5848
      Danillo
      Participante

      Prezados, boa tarde.

      Fiquei com dúvida sobre a seguinte questão de WMR:

      Questão:
      As ondas no sistema divergente são maiores na região dos chamados CUSPS

      Gabarito: True;

      Entendo que essa questão deveria ser falsa por:

      1- Analisando separadamente as ondas divergentes (somente as divergentes), entendo que elas poderiam ser maiores, por exemplo, na proa, e então ir reduzindo, até encontrar as ondas transversais, onde então seriam formados os CUSPS (que são os pontos mais altos do sistema).
      2- Ou seja, as ONDAS DIVERGENTES não necessariamente são mais altas na região dos CUSPS;

      Referência do livro (Pág 16): “The waves are curved back some distance out from the centerline and meet the diverging waves in cusps, which are the highest points in the system. The heights of these cusps decrease less rapidly with distances from the point than do those of the transverse waves….”

      Peço por gentileza comentar/corrigir meu entendimento!

      Obrigado.

      Abs,
      Danillo

    • #5863
      fabio
      Mestre

      Danillo,

      Minha interpretação é que o sistema divergente ganha energia neste ponto chamado CUSP, e continua seguindo a sua direção. A partir deste ponto as transversais perdem altura mais rapidamente do que as divergentes, portanto bem depois deste ponto as ondas divergentes ficam mais proeminentes. Para mim faz sentido pensar que o sistema transversal transfere energia ao sistema divergente nesse ponto, mas isso não está escrito no livro.

      “The waves are curved back some distance out from the centerline and meet the diverging waves in cusps, which are the highest points in the system. The heights of these cusps decrease less rapidly with distance from the point than do those of the transverse waves, so that eventually well astern of the point the divergent waves become the more prominent (see Fig. 7). pg 16.”

      O autor está explicando o motivo de enxergarmos melhor as ondas divergentes quando olhando de cima o sistema de ondas expandido-se por uma grande área atrás do navio.

      A questão que voce levanta sobre as ondas divergentes seram maiores na proa do que nos CUSPs não tem respaldo no livro, o que elas perdem de altura entre a proa e o CUSP é insignificante se comparado ao que elas ganham em altura no CUSP, e por isso a maior altura é no CUSP, e não na proa.

    • #5864
      Danillo
      Participante

      Perfeito Fabio.
      Faz sentido!

      Obrigado.

      Abs,
      Danillo

    • #5865
      fabio
      Mestre

      Ok Danillo.
      Fiz agora uma revisão do primeiro parágrafo para que a idéia faça mais sentido do ponto de vista da conservação de energia.
      Abs,

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.