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Dúvida Questão PSCPP 2006

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    • #12995
      Danillo
      Participante

      Prezados, bom dia.

      Sobre a questão 29/2006:

      “O Comandante Raimundo, de um navio petroleiro, tipo “panamax”, com velocidade média acima de 8 nós, em águas parelhas e com coeficiente prismático de 0,86, fez a seguinte pergunta ao Prático Antonio, da Praticagem do Amapá:
      “- Posso lastrar os tanques de ré para derrabar meu navio, considerando que ele anda melhor derrabado?”
      Antonio estava com dúvidas para responder ao Comandante sobre a condição de trim ideal que o navio deveria ficar, para fins de obter menor resistência ao avanço, consumir menos combustível e reduzir o tempo da derrota. Antonio fez as seguintes considerações:

      I) Geralmente, em navios mercantes, um trim adicional pela proa resulta, quando em baixas velocidades, em um aumento de resistência ao avanço, ocorrendo o oposto em velocidades normais ou de cruzeiro.

      II) Em baixas velocidades, o aumento de calado à ré faz a proa “parecer maior”, diminuindo a resistência viscosa em função da separação da camada limite. Em velocidades altas, ou de cruzeiro, esta resistência é compensada pelo aumento da resistência de ondas irradiadas pelo navio.

      III) Geralmente, navio com coeficiente prismático menor que 0,7, e que alcançam velocidades, cujo o número de Froude seja menor que 0,30, adquirem trim pela popa em baixas velocidades. Esse trim é invertido após o navio adquirir uma velocidade de cruzeiro ou normal.

      IV) A redução de resistência, devido a mudança de trim, que é praticada nos navios de grande deslocamento, é muito pequena e, com isso, a economia de combustível será desprezível para o trecho a ser navegado.

      Gabarito diz que III e IV são verdadeiras.
      Minha dúvida é com relação ao item III. Qual gráfico/afirmativa posso usar (e como, no caso de gráfico) pra respondê-la?

      Obrigado!
      Abs,
      Danillo

    • #13079
      fabio
      Mestre

      Danilo, feedback extraído do Quiz Provas Passadas:

      I) Geralmente, em navios mercantes, um trim adicional pela proa resulta, quando em baixas velocidades, em um aumento de resistência ao avanço, ocorrendo o oposto em velocidades normais ou de cruzeiro.

      In the average merchant-ship form, additional trim by the stern in the at-rest condition usually results in an increase in resistance at low speeds and a decrease at high speeds. pg 41

      II) Em baixas velocidades, o aumento de calado à ré faz a proa “parecer maior”, diminuindo a resistência viscosa em função da separação da camada limite. Em velocidades altas, ou de cruzeiro, esta resistência é compensada pelo aumento da resistência de ondas irradiadas pelo navio.

      At low speeds the increased draft aft makes the stern virtually fuller, with a consequent increase in form and separation resistance, whereas at high speeds this is more than offset by the reduction in wave-making due to the finer entrance in the trimmed condition. pgs 41-42

      III) Geralmente, navio com coeficiente prismático menor que 0,7, e que alcançam velocidades, cujo o número de Froude seja menor que 0,30, adquirem trim pela popa em baixas velocidades. Esse trim é invertido após o navio adquirir uma velocidade de cruzeiro ou normal.

      5.5 Trim Effects. Owing to the change in pressure distribution around a ship at different speeds, it will rise or sink bodily and also trim. At low speeds there is a general sinkage and a slight trim by the bow as compared with the at-rest condition (Fig. 41.) As speed increases the movement of the bow is reversed and at Fn = 0.30 or thereabouts the bow begins to rise appreciably, the stern sinks still further and the ship takes on a decided trim by the stern (Fig. 42). pg 41

      * O gabarito desta questão estava provavelmente errado, dando este item como verdadeiro, contradizendo o trecho do livro de onde foi extraída a questão. Corrigimos o gabarito de acordo com a nossa convicção.

      IV) A redução de resistência, devido a mudança de trim, que é praticada nos navios de grande deslocamento, é muito pequena e, com isso, a economia de combustível será desprezível para o trecho a ser navegado. Analise as considerações de Antonio e assinale a opção correta, de acordo com “Princípios de Arquitetura Naval”:

      The reductions of resistance which can be effected by such changes of trim as are practicable in large displacement craft are very small, but in highspeed planing craft the position of the center of gravity and the resultant still-water trim have a most important influence on performance. pg 41

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