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DÚVIDA – INTERAÇÃO

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    • #4044
      vi_fraga
      Participante

      Bom dia, pessoal.

      Fiquei com uma dúvida acerca da Figura 2 do paper de Interaction.

      No gráfico da Surge Force, inicialmente ela diminui, depois aumenta.

      Na parte d Head-on Passing, o autor diz que tem um “slight increase in speed” no início da manobra.

      Minha dúvida: por que há um aumento de velocidade se, pelo gráfico, a surge force está diminuindo? Ou não tem nada a ver?

      Obrigado!

    • #4047
      fabio
      Mestre

      Voce esta interpretando incorretamente o grafico. Este grafico tem que ser lido da esquerda para direita no eixo X. Observe que a surge force aumenta entre as distancias de 1.9 e 1.4.

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    • #4053
      vi_fraga
      Participante

      Obrigado pela explicação!

      Acho que duas coisas me confundiram nesse gráfico:

      1) Lá embaixo, tem uma indicação (seta) de “bow to bow” para o 0 das ordenadas.

      2) Na parte de turning moment, o texto diz que o segundo bow-out é o maior; aí entendi que, olhando o gráfico, o maior bow-out estava no sentindo da direita pra esquerda.

      Até mais.

    • #5382
      FILIPEBRTH
      Espectador

      No PNA vol III pagina 287 há uma figura que indica um navio “ultrapassando” o outro. No Tug Use In Port pagina 83 há uma figura de uma situação bastante semelhante: um rebocador se aproximando pela popa e se dirigindo ate a proa do navio. Me parece que existem algumas diferenças entre as duas figuras, por exemplo:
      Na figura do PNA, nas posições 2 e 3, o navio que esta ultrapassando tem o leme direcionado para bombordo, enquanto que nas posições 2 e 3 da figura do Tug Use in Port, o leme está direcionado para boreste.
      Existe uma divergencia entre os livros?
      É importante sabermos essas diferenças para a prova teórica?

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