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Detalhes Construtivos dos Propulsores

Home (concurso para prático) Fóruns PNA – Propulsão Detalhes Construtivos dos Propulsores

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    • #3663
      jiboia
      Espectador

      Na Seção 6, que trata da geometria do propulsor, o PNA faz a seguinte afirmação:

      “(…) the increase of the number of blades will result in better efficiency if the isolated blades have the same lift-drag ratio. This effect, however, is more than balanced by the reduced
      blade efficiency.”

      Não consegui compreender exatamente o que o livro quis dizer com isso.
      Primeiro ele fala que vai haver uma melhor eficiência se houver o mesmo L/D.
      Contraditoriamente, mais à frente ele fala que ter uma eficiência reduzida mas não diz a razão, mesmo falando que poderia MELHORAR logo antes.

      Pode ou não melhorar a eficiência com mais lâminas? Não ficou claro para mim.

      Obg

    • #3680
      fabio
      Mestre

      O livro está tentando, e conseguindo, confundir a cabeça do leitor. O PNA é ótimo nisso.

      Vou tentar simplificar

      A área do disco não muda, portanto se voce colocar mais pás, elas necessariamente terão que ser mais finas. Pás mais finas tem seções com a razão comprimento/largura menor, portanto são hidrodiniamicamente menos eficientes (pelo maior arrasto de forma). Esta menor eficiência hidrodinâmica individual de cada pá acaba anulando a maior eficiência do conjunto.

      Se no final das contas vai melhorar ou piorar a eficiencia do hélice, vai depender do projeto, e de inúmeras outras consideração, como por exemplo, a cavitação, que é a principal delas.

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