fbpx

Comprimento de onda – Águas rasas

Home (concurso para prático) Fóruns Meteorologia Integrada Comprimento de onda – Águas rasas

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5553
      Danillo
      Participante

      Prezados,
      Boa tarde.

      Fiquei com dúvida com relação a seguinte questão no Quiz Meteorologia geral (item 13.1 no litmos):

      Uma navio fundeado, cujo L é de 180 m, e o calado igual a 12 m, faz a leitura do ecobatímetro, que indica 30m. De acordo com a publicação METEOROLOGIA E OCEANOGRAFIA, a partir de qual comprimento de onda, dentre os listados abaixo, poderíamos considerar que as características de tais ondas seriam afetadas pela profundidade no local do fundeio?

      Resposta correta indicava 75m e a explicação dizia que:

      “A influência da profundidade nas características das ondas depende da relação entre a profundidade da região (P) e o comprimento da onda (L). Quando a profundidade é maior que a metade do comprimento da onda, ou seja, P > U 2, a influência é nula. Nestes casos, considera-se ondas de águas profundas e observa-se que as ondas podem se deslocar sem alterar suas características. Quando a profundidade for menor que a metade do comprimento da onda, ou seja, P < L/2, haverá interferência do fundo e as características da onda serão afetadas.

      Portanto, haverá interferência para ondas a partir dos 60 m de comprimento, e a alternativa que mais se aproxima, a partir deste valor, seria 75 m, pois todas as outras abaixo de 60 m não sofrem influência”.

      Uma vez que a profundidade de 30 m é a partir da leitura do ecobatímetro, e que o transdutor do ecobatímetro fica localizado no fundo do navio, o calado não deveria ser considerado no cálculo para se obter o Comprimento da onda que seria afetada pela profundidade (águas rasas)? Assim a profundidade de “águas rasas”, não deveria ser 84? (T+ UKC) / 2

      Obrigado!

      Abs,

      Danillo

    • #5566
      fabio
      Mestre

      Danilo, obrigado pelo feedback. Vamos alterar o texto da questão para:
      “Considere um navio fundeado, de comprimento total igual a 180 metros, e calado igual a 12 metros. Neste navio faz-se a leitura do ecobatimetro, que indica 18 metros abaixo da quilha. De acordo com a publicação METEOROLOGIA E OCEANOGRAFIA, de Lobo, Paulo Roberto Valgas e Soares, a partir de qual comprimento de onda, dentre os listados abaixo, poderiamos considerar que as características de tais ondas vindas de alto mar seriam afetadas pela profundidade no local do fundeio?”

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.