fbpx

Áreas Marítimas A1 e A2

Home (concurso para prático) Fóruns Comunicações (EROG) Áreas Marítimas A1 e A2

Marcado: , , , , ,

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4803
      Fábio L
      Participante

      Em sua página 75, o livro afirma que a Área Marítima A1 foi definida pela administração nacional como: “cerca de 20 a 50 milhas náuticas da Estação Costeira. Já a A2 foi definida como: “cerca de 50 a 250 milhas náuticas da Estação Costeira”. Entretanto, a figura 3.5 da mesma página coloca a área A1 como 20 a 50 milhas náuticas e a área A2 até 150 milhas náuticas da Estação Costeira (no caso da A2, a imagem não fala o limite inicial, mas é possível relacionar que começa a partir de 30 milhas náuticas). No caso da A2, alguns exercícios do curso mesmo colocam como 150 milhas náuticas.

      Por isso a dúvida: quais os limites corretos das áreas A1 e A2?

      Grato.

    • #4809
      fabio
      Mestre

      Fabio,

      Vou responder sua pergunta transcrevendo o texto da LAR, que é uma tradução mais fiel da publicação original sobre este tema, o “GMDSS Manual” da IMO :

      “Para sua consecução o Sistema divide os oceanos em quatro Áreas Marítimas, a saber:
      – Área Marítima A1 – área dentro da cobertura radiotelefônica de pelo menos uma estação costeira VHF, na qual esteja disponível um serviço de alerta DSC (Digital Selective Calling – Chamada Seletiva Digital) de modo permanente;

      – Área Marítima A2 – a área, excluindo-se a Área A1, dentro da cobertura radiotelefônica de pelo menos uma estação costeira MF, na qual esteja disponível um serviço de alerta DSC de modo permanente;

      – Área Marítima A3 – a área, excluindo-se as Áreas A1 e A2, dentro da cobertura de um satélite geoestacionário Inmarsat, na qual esteja disponível um serviço de alerta de modo permanente. Aproximadamente, entre 76º N e 76º S; e

      – Área Marítima A4 – a área situada além das Áreas A1, A2 e A3.”

      Observe que a publicação original não fala em distâncias, mas em áreas de cobertura de frequencias rádio. Sabemos que o alcance de uma onda rádio depende de muitos fatores, e varia bastante. O Autor do EROG resolveu, por conta própria, chutar valores aproximados.

      Se cair na prova, voce a principio vai colocar o que está no texto da publicação, neste caso ” cerca de 50 a 250 milhas”.

      Vou verificar os exercicios que voce menciona, e corrigir alguma inconsistência se for o caso. Atualizarei a informação sobre exercicios nesse tópico.

      Obrigado pelo feedback!

    • #4810
      Fábio L
      Participante

      Realmente, agora ficou muito mais claro com as informações da LAR. Você conseguiu desatar o nó que estava na minha cabeça. Muito obrigado pela ajuda.

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.