fbpx

Águas rasas e distorção de ondas

Home (concurso para prático) Fóruns PNA – Resistência ao Avanço Águas rasas e distorção de ondas

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #27991
      Marcos
      Participante

      Na pág 49 da apostila de PNA o critério para águas rasas é h < 0,07.Lw, o que equivale a V > 0,4Vc. Na pág 52 da apostila, o critério para haver distorção (alongamento) na onda gerada é Lw > 3h, ou seja, h < 0,33.Lw, o que equivale a V > 0,7Vc.
      A distorção de Lw não deveria ocorrer dentro de águas rasas? Pelos critérios apresentados parece que a onda distorce numa profundidade maior que a de águas rasas. Você poderia apontar onde estou errando?

    • #27995
      fabio
      Mestre

      Marcos,

      Na pg 49 da apostila tratamos de explicar como foi feita a simplificação na equação geral das ondas para condições de águas rasas. Veja na imagem em anexo o termo da equação que é simplificado, eliminando a tangente hiperbólica. Esta simplificação é necessária para chegar no conceito de velocidade crítica e Froude Number de profundidade. O critério h < 0,07.Lw foi tirado do PNA novo (2011), que não cai na prova. Acho que veio daí sua dúvida, já que esta informação não existe no PNA de 1989. Já o que temos na pg 52 é associado ao Estudo de Havelock (1908), que empiricamente estabeleceu este critério com os recursos que dispunha há 100 anos atrás. E é o que cai na prova. Portanto temos duas coisas diferentes: 1- na pg 49 o critério para simplificar uma equação matemática, tornando-a válida apenas para águas rasas. 2- na pg 52 o critério para considerar que haverá distorção no comprimento da onda a partir de determinada relação entre profundidade e velocidade.

      Attachments:
      You must be logged in to view attached files.
Visualizando 1 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.