fbpx

5.4 – Appendage Resistance

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2078
      Mário Barbosa
      Participante

      Boa Noite

      Fabio poderia explicar a seguinte dúvida na página 37 seção 5.4 – Appendage Resistance onde diz:
      – For the section commonly used in the design of the appendages such as control surfaces (NACA 4-digit type section for example), complete turbulent flow is usually obtained at a Reynolds number around 1×10^6 in high-turbulent flow and at about 5×10^6 in low turbulent flow.

      Minha dúvida é como é que pode o Rn aumentar e o fluxo que era muito turbulento acabou ficando menos turbulento ? Até agora o que eu aprendi é que se eu aumento o Rn eu aumento a turbulência mas diminuir nunca ouvi falar …

      sds.

      Mário Barbosa

    • #2079
      Mário Barbosa
      Participante

      Boa Noite

      Fábio,

      Isto que estou escrevendo não é uma pergunta mas eu achei muito interessante o que diz na pág. 37 da seção 5.4 – Appendage Resistance onde diz:

      – After transition of the boundary layer, the transition point remains comparatively fixed for a range of Reynolds number until, at about 1×10^6, the transition point moves steadily ahead, causing the drag coefficient to increase slightly.

      Eu achei interessante o autor afirmar que o coeficiente de arrasto aumentou um pouquinho depois da transição do fluxo laminar para turbulento. Normalmente este aumento acontece durante a transição mas após a transição é a primeira vez que ouço falar.

      sds,

      mário barbosa

    • #2093
      fabio
      Mestre

      Mario,

      1- A frase se refere a comparação entre fluxos já turbulentos antes de chagar ao corpo. Se já tiver alguma turbulência prévia, a transiçnao acontece antes ( em Rn menor ).

      2- O autor fala que é o deslocamento do ponto de transiçao para vante que faz aumentar o coeficiente ligeiramente.

      abs,
      Fabio

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.