fbpx

5.2 – Air and Wind Resistance

Home (concurso para prático) Fóruns PNA – Resistência ao Avanço 5.2 – Air and Wind Resistance

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2059
      Mário Barbosa
      Participante

      Boa Noite,

      Poderiam explicar a seguinte afirmação do livro na pág.34 seção 5.2 nos últimos parágrafos antes de entrar na seção 5.3.

      ” In a thorough analysis of the effects of wind forces on ships, Van Berlekom(1981) concluded that the order of magnitude of the direct wind force on the above water structure of the ship is the same as magnitude of the added resistance due to waves.”

      – O que eu entendi é que a quantidade de força nas obras mortas devido ao vento é a mesma quantidade de força adicionado devido a ondas, ou seja, se o vento soprar numa força F de x tons então será adicionado na resistencia de ondas uma força F de x tons.

      É isso ?

      Obrigado

    • #2063
      Mário Barbosa
      Participante

      O que vem a ser o tal efeito de blindagem no estudo da resistência devido ao vento.

      Encontra-se no PNA pág. 32 seção 5.2 nos estudos de Hughes para melhorar a resistência de superestruturas devido ao vento.

      sds,

      Mário

    • #2075
      fabio
      Mestre

      Mario,

      O efeito blindagem está melhor explicado no audio do slide correspondente do material didático online. Basicamente quando voce junta as peças, a resistência que elas oferecem é menor que se somassemos a resistencia de todas elas agindo isoladamente.

      Fabio

    • #2062

      Olá Mario,

      Essa é uma frase “perdida” no meio do PNA (advinda de um estudodo tal Van Berlelkom).

      Nossa interpretação é diferente da sua e mais simples: ele simplesmente comparou a magnitude das forças do vento incidindo direto nas obras mortas do navio (área vélica) com a magnitude da resistência do impacto das ondas no navio (resistance due to waves). Não confundir com “wave-making resistance” que é a resistência em função das ondas geradas pelo navio!

      Sds.

      Renato

      Comentario do Fábio : Pra mim não está claro de qual resistência de ondas o PNA se refere nesse trecho, mas a dedução mais óbvia seria a resistência adicional das ondas do mar, não da formação de ondas. Se cair na prova, use a tradução ao pé da letra, qual seja, resistência adicional devido as ondas.

      • Esta resposta foi modificada 6 anos, 9 meses atrás por fabio.
Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.