Home (concurso para prático) › Fóruns › PNA – Resistência ao Avanço › 5.2 – Air and Wind Resistance
- Este tópico contém 3 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos atrás por
fabio.
-
AutorPosts
-
-
3 de julho de 2014 às 18:39 #2059
Mário Barbosa
ParticipanteBoa Noite,
Poderiam explicar a seguinte afirmação do livro na pág.34 seção 5.2 nos últimos parágrafos antes de entrar na seção 5.3.
” In a thorough analysis of the effects of wind forces on ships, Van Berlekom(1981) concluded that the order of magnitude of the direct wind force on the above water structure of the ship is the same as magnitude of the added resistance due to waves.”
– O que eu entendi é que a quantidade de força nas obras mortas devido ao vento é a mesma quantidade de força adicionado devido a ondas, ou seja, se o vento soprar numa força F de x tons então será adicionado na resistencia de ondas uma força F de x tons.
É isso ?
Obrigado
-
5 de julho de 2014 às 11:31 #2063
Mário Barbosa
ParticipanteO que vem a ser o tal efeito de blindagem no estudo da resistência devido ao vento.
Encontra-se no PNA pág. 32 seção 5.2 nos estudos de Hughes para melhorar a resistência de superestruturas devido ao vento.
sds,
Mário
-
6 de julho de 2014 às 16:50 #2075
fabio
MestreMario,
O efeito blindagem está melhor explicado no audio do slide correspondente do material didático online. Basicamente quando voce junta as peças, a resistência que elas oferecem é menor que se somassemos a resistencia de todas elas agindo isoladamente.
Fabio
-
4 de julho de 2014 às 09:22 #2062
Sierra Pilots
MestreOlá Mario,
Essa é uma frase “perdida” no meio do PNA (advinda de um estudodo tal Van Berlelkom).
Nossa interpretação é diferente da sua e mais simples: ele simplesmente comparou a magnitude das forças do vento incidindo direto nas obras mortas do navio (área vélica) com a magnitude da resistência do impacto das ondas no navio (resistance due to waves). Não confundir com “wave-making resistance” que é a resistência em função das ondas geradas pelo navio!
Sds.
Renato
Comentario do Fábio : Pra mim não está claro de qual resistência de ondas o PNA se refere nesse trecho, mas a dedução mais óbvia seria a resistência adicional das ondas do mar, não da formação de ondas. Se cair na prova, use a tradução ao pé da letra, qual seja, resistência adicional devido as ondas.
-
Esta resposta foi modificada 8 anos atrás por
fabio.
-
Esta resposta foi modificada 8 anos atrás por
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.