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Fabio,
Em relação ao seu comentário:
“O leme para o cais, na cabeça do autor, funciona por que o navio tem seguimento a ré em relação à água.”
Não consigo enxergar como o navio pode ter seguimento a ré em relação a água.
De acordo com o texto do livro:
“põe-se o leme para o bordo do cais para encostar a popa, e deixase o navio cair com a corrente, agüentado pela espia, e, se for preciso, auxiliado pela máquina.”
A máquina será ligada apenas de preciso. Ou seja, não ligando a máquina teremos apenas o efeito da corrente de proa que fara que o navio tenha um seguimento AV em relação a água. Apenas em relação ao cais que ele estará AR.
Desta forma não consigo entender como o leme voltado para o cais poderia auxiliar a encostar a popa. Me parece que apenas o conjugado de força resultante da corrente de proa e da espia de proa contribui para a popa encostar. O leme voltado para o cais se contraporia a esta tendencia.
Talvez seja uma duvida muito simples, mas realmente não estou conseguindo entender apenas lendo o livro… Comecei a estudar faz 4 semanas.
Sandro Huguenin Peres