Praticagem no Brasil

Home 2022 Fóruns PNA – Resistência ao Avanço Resistência friccional por unidade de deslocamento Responder a: Resistência friccional por unidade de deslocamento

#5445
Igor Q
Espectador

Fabio L, sei que a pergunta faz quase um ano, mas vou tentar responder parte dela. Aparentemente houve uma confusão no uso dos termos, vamos lá… Navio em lastro é um termo utilizado (a meu ver erroneamente) para dizer que o navio está sem carga. Repare bem, o termo utilizado para navio descarregado seria navio EM lastro e não COM lastro, como vc utilizou em sua segunda pergunta. O fato de ter ou não lastro em seus tanques vai depender de várias outras coisas. Posso ter que lastrear uma embarcação ou não caso ela esteja descarregada, isso depende da banda (CG fora da LC) e dos esforços de momento fletor e força cortante. O embarque dessa água para lastro ou não, é indiferente para que eu caracterize a embarcação como estando “em lastro”.

Resumindo: COM lastro – Praticamente sempre estará, estando carregado ou não, seja para alteração de calado, diminuição da banda, diminuição de MF e FC, ou até mesmo para mudar o período de balanço com relação às ondas evitando a ressonância. Normalmente usa-se muito menos lastro quando carregado, e mais lastro quando descarregado.
EM lastro – Sem carga.