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Home 2022 Fóruns Arte Naval Capítulo 12 – Governo de Navios de Um Hélice Responder a: Capítulo 12 – Governo de Navios de Um Hélice

#5417
Felipe Aidar
Mestre

Boa tarde Francesco,

Começando pelo Naval Shiphandling, que sabemos que é a bibliografia que descreve melhor a força lateral dos propulsores. Assumindo hélice e segmento adiante, a tabela abaixo indica a direção para onde vai a POPA.

Following Wake — BB
Inclination — BE
Shallow Submergence — BE
Helical Discharge – BE

O conjunto dos fatores que levam a POPA para BE são mais intensos e então a PROA vai para BB

Arte Naval: A análise segue uma linha um pouco diferente. Os efeitos são:

12.3) Corrente de descarga – POPA para BB (não bate com o Naval Shiphandling)
12.4) Pressão lateral das pás – POPA para BE
12.5) Corrente de esteira – Neutraliza a pressão lateral das pás (POPA para BB)

Aí vem a frase da pg 584:

Navio e hélice em marcha a vante:
“(…) partindo do repouso, com o leme a meio, ao dar o navio adiante, a proa tende a guinar para BB, por causa da pressão lateral das pás. À medida que aumenta a velocidade esta tendência desaparece gradualmente (devido à corrente da esteira), e a meia velocidade pode-se admitir que o hélice não tem efeito evolutivo algum. Contudo, parece que alguns navios adquirem, nas altas velocidades, ligeira tendência para guinar para BE”.

Esta frase pode estar em linha com o 12.5: conforme aumenta-se a velocidade, a corrente de esteira cresce e a tendência de guinar a PROA para BE cresce.

Arte naval –> navio de guerra –> alta velocidade

Espero que ajude nas suas análises, forte abraço!