Home 2022 › Fóruns › PNA – Resistência ao Avanço › Resitência águas rasas x águas profundas › Responder a: Resitência águas rasas x águas profundas
Olá,
Sua lógica quanto ao aumento da resistência ao avanço em águas rasas está correta.
Menos espaço para fluxo da água -> maior velocidade do fluxo -> menor resistência -> afundamento -> maior resistência friccional, ondas, etc.
Vamos separar a pergunta em duas partes:
1) Por que carrega seu seguimento por mais tempo?
Aqui a coisa não é clara! O Shiphandling afirma que o navio avança mais. O PNA apresenta dados do navio OSAKA (testes de mar e computador) que contradizem tal fato. Já o Tug Use in Port concorda com o Shiphandling a ainda apresenta uma explicação.
Veja imagens anexas.
2) Por que a curva de giro é maior?
Com o aumento da resistência (em função do afundamento/sinkage), a efetividade do leme diminui (mais difícil de guinar o navio), diminuindo a taxa de guinada (isso o PNA diz) e aumentando, como consequência, a curva de giro.
Tanto PNA quanto Shiphandling afirmam esse fenômeno. Na prática, nós práticos observamos a mesma coisa.
Att.
- Esta resposta foi modificada 6 anos, 9 meses atrás por Sierra Pilots.