Home 2022 › Fóruns › Rebocadores Portuários (Tug Use in Port) › efeitos centro de pressão e ponto de tração mais AV para rebocadores na popa › Responder a: efeitos centro de pressão e ponto de tração mais AV para rebocadores na popa
Acho que entendi (limitando o “é bom / não é bom” para o quesito “capacidade de gerar tração no cabo de reboque”).
Em ambos os casos, estamos reduzindo CT, o que melhora esse quesito, mas no caso citado do trator (aproximar T do C) o livro considera que se possa aproximar demais e gerar risco de emborcamento, e no caso do ASD/trator-reverso (aproximar C do T) nunca vai aproximar a ponto de gerar esse problema porque pra isso só desenhando um rebocador com um skeg saindo lá pra vante do casco (o que não faz sentido).
Se o livro citasse o exemplo de levar um pouco para ré o T (em vez de levar para vante o C) do ASD/Trator-reverso, passaria a valer o mesmo que foi dito para o trator.
É isso?
Obrigado Renato!
- Esta resposta foi modificada 8 anos, 5 meses atrás por eduardomelnik.