Praticagem no Brasil
#3320

Slide25
Flanking (navegar lateralmente):

O efeito transverso da hélice inward se soma ao empuxo lateral do leme, e vencem o conjugado de rotação, que é menor nos inward.

Dúvidas
Pelo que intender, Conjugado de rotação ,só util, quanto quer guinar para uns dos lados, nesse caso , efeito transverso, contraria essa tendência, tou certo?
Andar lateralmente é outra história, efeito transverso ajuda, ao se somar, ao empuxo lateral do leme.
Por favor explique, tá um pouco confuso.

[SIERRA] Não está confuso……é complexo mesmo 🙂

Vamos tentar simplificar. São 3 grandes forças em jogo:
1) Força da deflexão do leme
2) Força do conjugado de máquinas (2 propulsores)
3) Força lateral em função da rotação do propulsor

– Para a guinada usando somente conjugado, as forças 1 e 3 se opõem e o rebocador guina mais devagar e tem maior curva de giro
– Para andar de lado para boreste (exemplo), “descobriu-se” uma combinação que realiza tal tarefa:
–força 1 para BE (leme para BB para levar popa para BE)
–força 2 para BB (conjugado como se fossemos guinar para BB)
–a força 3, neste caso, ajudará o leme se opondo à força 2