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1. Tenho dúvida sobre as explicações dos slides:
Slide 14, relação flap e leme no que diz respeito a seus ângulos.
▪ Aumenta (aprox. 30o de leme) a máxima sustentação em 60 a 70% se comparado ao leme convencional.
▪ O empuxo transversal atinge até 50% do empuxo avante. Usando ângulo máximo de leme, pode defletir a descarga aproximadamente 90o.
Dúvida
Favor explique essa relação. Flap x leme.
o flap é útil para fazer empuxo transversal? deslocamento lateral?
[SIERRA] O sistema de leme (leme + flap) aumenta a sustentação (lift) no geral, em função dos maiores ângulos de ataque.
Como consequência disso, é possível direcionar essa força (empuxo) transversalmente dando grande manobrabilidade ao rebocador.
O que seria essa máxima sustentação?
[SIERRA] Maior LIFT (força de sustentação) gerado pelo leme. De forma geral, é a força que vai criar o empuxo no rebocador (fazê-lo vencer a resistência e avançar).
https://en.wikipedia.org/wiki/Lift_(force)
2.Schilling rudder:
No slide:
Pode ser defletido em até 70o, situação na qual a descarga é defletida em 90o. isso favorece o que para o rebocador?
quanto mais a descarga defletida melhor é eficiência propulsiva?
[SIERRA] Melhor não misturar eficiência do propulsor com eficiência do leme.
Maior descarga lateral, significa maior manobrabilidade para o rebocador (que junto com bollard pull formam seus principais atributos).