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Home 2022 Fóruns Rebocadores Portuários (Tug Use in Port) Localização do Pivot point com rebocador auxiliando na proa (p/ dentro do giro) Responder a: Localização do Pivot point com rebocador auxiliando na proa (p/ dentro do giro)

#3038

Olá,

Boa pergunta!

Seu raciocínio está correto em relação ao Pivot Point (PP). Quanto mais avante, menor será o diâmetro tático. Entretanto, a frase do TUIP também está correta!

O rebocador empurrando na proa, imprime uma velocidade lateral nesta região que não existia, mandando assim o PP para ré. Para facilitar, imagine que o menor diâmetro tático possível é aquele onde a proa fica parada (sem velocidade lateral) e a popa desloca-se na maior velocidade possível. Perceba então que o rebocador está mudando esta dinâmica!

Veja que o próprio livro explica que essa não é uma boa posição para o rebocador ajudar em uma guinada, em função de vários fatores, entre eles o centro de pressão que está avante em função do movimento do navio (para vante).

Essa é uma confusão comum em navios: se queremos guinar um navio, devemos mudar a direção de sua POPA e não de sua PROA!Já se queremos tentar safar a proa em alguma situação, esse reborador talvez tenha alguma utilidade.

Sds.

Renato