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Home 2022 Fóruns Shiphandling, Naval Shiphandling e SQUAT Efeito do Banco Responder a: Efeito do Banco

#3024

Rodolfo,

Não há contradição nesse caso. Só está escrito de forma diferente.

Uma geral sobre o fenômeno:

O navio está perto do Banco. Logo, a velocidade do escoamento aumentará dado o pouco espaço para escoamento da água, diminuindo a pressão neste bordo e atraindo o navio para o Banco (como um todo). Até aqui, creio que tudo lógico!
Entretanto, a atração para o Banco não ocorre de forma equilibrada ao longo da carena do navio. Como o navio está indo avante, o centro de pressão lateral está avante da meia-nau. Logo, a parte da meia-nau para ré do navio, sofrerá uma maior atração em direção ao Banco. Além disso, algumas bibliografias afirmam que o efeito das ondas da proa do navio exercem pressão no Banco, causando o tal efeito de colhão (cushion).
Bom, agora o navio se tornou um folio (uma asa), como se fosse um leme gigante defletido para boreste, levando o navio como um todo a guinar para bombordo.

A explicação é puramente didática, pois os efeitos são complexos e não necessariamente sequenciais, como descrevi.

Sds.

Renato