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Home 2022 Fóruns PNA – Resistência ao Avanço Naval Shiphandling – Shallow Water Effect Responder a: Naval Shiphandling – Shallow Water Effect

#2945
fabio
Mestre

Mário,

Seu pensamento : “Para mim um navio navegando em águas profundas teria a mesma Rw que um navio navegando em águas rasas desde que este navio em águas rasas tivesse sua velocidade reduzida, ou seja, a curva da Rw seria deslocada para esquerda num gráfico, indicando que os efeitos da resistência de ondas seria sentido numa velocidade menor que em águas profundas.” está correto. É exatamente isso que o PNA fala. O mesmo padrão de ondas ( e isso inclui o comprimento evidentemente ) ocorre em velocidades menores em águas mais rasas. O resto é apenas consequência disso, como o fato da resistência Rw ser maior em águas rasas para mesma velocidade.

Sobre a questão do comprimento, se temos o mesmo comprimento em velocidades menores, é deduzível que teremos, na mesma velocidade, um comprimento maior em águas rasas.

Sobre a altura, esqueça isso, depende dos efeitos de interaçao entre os vários sistemas de origem. O PNA não estabelece a relação que voce quer estabelecer, nem o Naval SH.