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Home 2022 Fóruns Shiphandling, Naval Shiphandling e SQUAT Estabilidade Direcional Positiva ou Negativa Responder a: Estabilidade Direcional Positiva ou Negativa

#2872
Rodolfohern
Participante

Obrigado Fábio, mas só pra reforçar o conceito.

(iv) Entendi que um navio pode apresentar estabilidade negativa, positiva ou neutra em função dos 6 fatores citados no slide seguinte: trim, etc. E que esta característica se limita a dizer simplesmente sobre a tendência de correção ou não do RoT ao eliminarmos as forças externas. Está correto meu entendimento?

(v) Vamos comparar dois navios, o primeiro com estabilidade positiva (estável) e o segundo com negativa (instável).

Numa situação de mesma condição de fatores externos (vento, corrente, mesmo tamanho de leme), de máquina (avante) e rumo, ao definirmos uma guinada a BE, qual dos dois navios “responde” mais rápido? Ou seja, qual navio atinge um determinado RoT e ângulo de deriva maior em menos tempo?

(vi) Espero que me diga que é o navio com estabilidade negativa (instável), como percebi pela resposta do item (iii).

Mas caso seja esta mesma a resposta, então isto contradiz 2 pontos do material, são eles:
– No slide com a animação em que diz: “navio abicado terá estabilidade negativa, ou seja, será necessário mais tempo que o usual para iniciar uma guinada e maiores ângulos de leme por mais tempo para quebrá-la”.
– No slide que tem a figura do RoT: “Mais leme por mais tempo é necessário para quebrar uma guinada do que para inicia-la”.