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Dúvida 7) Não entendi as manobras de evasão pro semicírculo perigoso ou navegável (HS ou HN). Não consegui entender o por quê das setas que passam pelos desenhos N1, N2, N3, T1, P1, P2 e P3 e tão pouco o por quê do barco fazer os respectivos os movimentos. Alguém conhece algum vídeo, material ou conhecimento para compartilhar?
Ainda dentro do tema de manobras de evasão: vamos pegar como exemplo uma manobra de evasão no HS. Quando olhamos as orientações Tabela de Resumo das Situações, localizado no semicírculo perigoso, a tabela diz para governar com o vento na bochecha de BB (315 relativos). Porém quando olhamos o slide anterior a teoria diz para navegar com o vento na bochecha de BB (45). Essa discordância acontece em todas as orientações de navegação. Alguém saberia me explicar por que, por gentileza?
Colocamos em anexo um slide que explica o que é semicírculo (SC) perigoso e navegável no HS (vamos usar esse hemisfério como base).
O objetivo da embarcação, quando da evasão de um furacão, é sempre sair da trajetória dele, principalmente evitando seu centro e o semicírculo perigoso.
O autor (Miguens) expõe uma regra prática que é:
– Vento na alheta de BB no SC navegável (correndo com o tempo)
– Vento na bochecha de BB no SC perigoso (capeando)
– Vento na alheta de BB (quase popa) quando na rota do furacão (fugir para o SC navegável)
A questão das marcações realmente está confuso. Na tabela resumo está correto, trazendo as marcações relativas. Já no slide está trazendo o ângulo do vento em relação à alheta/bochecha. Vamos ajustar o material.
Att.
- Esta resposta foi modificada 9 anos, 6 meses atrás por Sierra Pilots.