Home 2022 Fóruns Shiphandling, Naval Shiphandling e SQUAT Shiphandling For The Mariner Responder a: Shiphandling For The Mariner

#2639
fabio
Mestre

Capixaba,

Creio que sua dúvida está nessa pegadinha da associação abaixo. Eu apenas troquei as palavras pra dificultar, pois o livro fala em distância pra aresta de ré, e eu mudei para distância para aresta de vante da vigia.

se a taxa de aumento de distância é cada vez maior ->> a taxa de guinada do navio está diminuindo.

Agora veja como está no livro:
se a marcação relativa da bóia mudar em direção a popa do navio (parte direita da janela), o navio está se distanciando da bóia. Se a taxa em que a bóia está indo a ré aumentar, significa que a taxa de guinada do navio está diminuindo;

É apenas geometria combinada com tradução textual do próprio livro, na pg 77.

Imagine que voce está guinando para BE mantendo a boia em marcação constante, portanto com RoT constante, e então subitamente põe o leme a meio. A bóia vai começar a se aproximar da aresta de ré, muito lentamente no início, aumentando de velocidade gradualmente em relação à vigia, até que ela atinge a aresta da vigia, e some do seu visual , ficando pra trás, enquanto o navio zera o RoT.

att,
Fabio

  • Esta resposta foi modificada 10 anos, 1 mês atrás por fabio.
  • Esta resposta foi modificada 10 anos, 1 mês atrás por fabio.
Attachments:
You must be logged in to view attached files.