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Home 2022 Fóruns Rebocadores Portuários (Tug Use in Port) Divergência entre TUP x Rebocador Portuário- Sobre Rebocador de Propulsão Mista Responder a: Divergência entre TUP x Rebocador Portuário- Sobre Rebocador de Propulsão Mista

#2553

Elton,

Na minha visão, NADA impede um combi tug de de possuir 2 hélices. Entretanto, não é o senso comum, pois o objetivo do azimuth bow thruster é sobrepor as deficiências do rebocador convencional single-screw (andar de lado, andar a ré, potência adicional, etc.). Um rebocador convencional de 2 hélices já faz muito disso sem ajuda externa!

Mas, mesmo usando sua frase retirada do livro Tug Use in Port, é possível interpretar separadamente:

1- “By Installing a conventional single screw tug with a 360° steerable Bow Thruster, also called azimuth bow thruster, these disadvantages can be overcome.”

2- “Tugs equipped with such a bow thruster are the so-called Combi-Tugs”

Veja que essa segunda frase funciona sozinha e fica mais genérica que a frase do “Rebocadores Portuários”.

Bom, em termos de prova, o importante é entender os conceitos e buscar capturar o que o AVALIADOR que ouvir. Logo, veja qual bibliografia a pergunta se refere e exerça seu melhor julgamento. Infelizmente, algumas vezes a resposta não é “binária”.

Sds.

Renato