Home 2022 › Fóruns › PNA – Controlabilidade › Slide 14 (Efeitos de Canais Estreitos) › Responder a: Slide 14 (Efeitos de Canais Estreitos)
Bom dia Fabio,
Analisando essa figura, eu fiquei com uma duvida, pois ao meu ver quando aumentasse o K (gain control) e diminuísse a distancia transversal em relação ao centro do canal ==> Os 2 parametros juntos influenciariam para redução do angulo de leme necessário para manter o rumo no canal e não o contrário.
– No gráfico: o que podemos afirmar com os capítulos estudados é que se diminuir essa distancia transversal menor serão as forças e momentos no navio. Agora com relação ao K, já que a gente não estuda o capitulo 11, deixa margens para duvidas porque é como se aumentando o K precisasse de mais angulo de leme para manter o controle do navio.
-Na parte escrita ele diz: Equilibrium rudder angle of 15 and 20 degrees at 5 percent and 10 percent ship lengths off-centerline.
Ele não coloca respectivamente, por isso que eu acho que você ter colocado isso no slide. É meio confuso isso.
O que você acha sobre isso?
Elton Barros.