Praticagem no Brasil

Home 2022 Fóruns PNA – Controlabilidade Interação em vias navegáveis Responder a: Interação em vias navegáveis

#2215
fabio
Mestre

Olá,

Realmente, da maneira como a frase está escrita, está incorreta, ou no mínimo incompleta.
Veja o texto de onde foi tirado o conceito :

“If the handling qualities of a ship are so poor that
it is impossible to negotiate restricted waterways,
Moody (1964) suggests that a practical solution is to
attach a tugboat to the stern of the ship by towline.
With the tugboat holding back on the stern, the ship’s
propeller slipstream velocity is increased, thus
improving rudder effectiveness. Furthermore, the
towline tension at the stern of the ship improves the
stability of the ship, thus reducing the rudder action
needed to maintain a straight course.”

Portanto o rebocador na popa dessa forma só melhora a manobrabiidade se ela for de tal forma ruim que não é possível controlar o navio em águas restritas, por excesso de instabilidade (isso está implícito).
O que voce deve entender é que o rebocador na popa aumenta a estabilidade do navio, e se isso vai ser bom ou ruim depende de como o navio era antes de amarrar o rebocador, e do que voce quer fazer com o navio.

Vamos corrigir a questão para que fique mais claro.
obrigado,
Fabio