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Bom dia Fabio,
Eu irei transcrever duas partes do PNA para tentar explicar essa confusão e ao mesmo tempo questionar todos sobre o assunto.
1) Na pagina 202 logo no inicio do Item 4.3 o livro diz ==> The direct or Dieudonne’ spiral maneuver is a definitive ship trial which identifies the directional stability characteristics of the vessel.”
2)Na mesma página 202 no Trecho que diz ==> “A plot of these values is indicative of the stability characteristics of a ship. For exemple, if the plot is a single line going from staboard rudder to port and back again, as shown for a Ship A in Fig.13, the Ship possesses Controls-fixed, straight-line stability; that is, it has a negative directional stability index.”
==> Veja que Straight-line stability tem relação direta com “directional Stability”, isto é, o Navio que tem Directional Stability também tem Straigh-line Stability, a única diferença que nesse caso a Straight-line stability é com os controles trabalhando “Controls Working”,pois o navio só vai ter Estabilidade Direcional com controles trabalhando, mas a Estabilidade em Linha é possivel com controles fixos para navios. Observando os casos ele (PNA) afirma na passagem 1) que a Manobra espiral direta identifica as caracteristicas de estabilidade direcional do navio e na passagem 2) ele afirma que os valores númericos obtidos a partir da manobra espiral direta são a Taxa de Guinada (Giro) constante como uma funçao do angulo do leme e que o gráfico desdes valores é o indicativo das Caracteristicas de Estabilidade de um navio e que Se o Gráfico for uma linha única que vai de leme a BE a leme a BB e volta novamente para BE, como mostrado para o Navio A na Figura 13, o Navio possui “EStabilidade em linha reta com controles fixos”, ou seja, tem um Indice de Estabilidade Direcional negativo.
Analisando:
1) O que eu acho ==> Que na verdade ele avalia tanto a “Directional Stability” quanto “controls-fixed Straight-Line Stability”
2) Se caísse na PROVA entre as duas Opções eu Marcaria “Directional Stability”.
3) A grande confusão de tudo isso é que ele (PNA) a partir dos resultados obtidos do teste ele relaciona Controls-fixed, straight-line stability com esse “Negative directional stability index”. Não sei como, pois como eu disse não é possível relacionar “Controls-fixed , straight-line stability” com “Directional Stability”, pois para o navio “Directional Stability” Tem Straight-line stability só com Controls working como já foi dito anteriormente.
Reflexão:
Fabio eu fiz uma pesquisa na Internet sobre o assunto eu observei 3 coisas.
1) A maioria das fontes disseram que “Identifica ou Avalia” “The Directional Stability Characteristcs” or “Stability on Course of a Ship”. Para verificar as informações veja os links abaixo: http://academic.amc.edu.au/~psahoo/Subjects/Ship%20Dynamics/Manoeuvring.pdf ; http://ittc.sname.org/proc12/Report%20of%20Manoeuvrability%20Committee.pdf ; http://ittc.info/downloads/Archive%20of%20recommended%20procedures/2002%20Recommended%20Procedures/7.5-04-02-01.pdf
2) Nesse link http://www.itk.ntnu.no/fag/gnc/lecture_notes/2010/C9.1_9.2.pdfeu ==> Eu encontrei que: “The spiral maneuver is used to check straight‐line stability”.
3) Nesse link http://202.114.89.60/resource/pdf/3085.pdf ==> Eu encontrei que : “Which are performed to evaluate the Ship Dynamic Stability and Course-Keeping ability”=”Course Stability”= “Directional Stability.
O que vc acha fabio??