Concurso para prático (praticagem)

Como funciona o processo seletivo (concurso para prático)?

O preenchimento de vaga de Prático em Zona de Praticagem (ZP) dar-se-á, inicial e exclusivamente, por meio de Processo Seletivo à Categoria de Praticante de Prático, regido pelas presentes normas e detalhado por Edital específico a ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e na página da DPC na Internet.

Cabe à DPC, na qualidade de Representante da Autoridade Marítima para a Segurança do Tráfego Aquaviário e no exercício da atribuição de regulamentar o Serviço de Praticagem, determinar a época de realização, o número de vagas por ZP a ser preenchido, elaborar e divulgar o Edital e executar o Processo Seletivo.

O Praticante de Prático e o Prático não são militares ou empregados públicos, assim como não exercem função pública. O Processo Seletivo, portanto, não se destina ao provimento de cargo ou emprego público.

Quais são os requisitos para participar do processo seletivo à categoria de praticante de prático?

O candidato deve ser brasileiro(a), com idade mínima de 18 anos. Deve possuir curso de graduação em qualquer área, e ter alguma experiência no mar, que pode ser até mesmo uma habilitação de Mestre-Amador, aquela exigida para conduzir embarcações de esporte e recreio no mar aberto.

Em caso de sucesso na prova teórica, o candidato será submetido a uma perícia médica que visa verificar se preenche os padrões de saúde exigidos para a prestação do Serviço de Praticagem. A Seleção Psicofísica será realizada por Junta de Saúde da Marinha do Brasil definida pela DPC, com base em procedimentos médico-periciais específicos e em exames de saúde complementares. Esses exames incluem: acuidade visual e auditiva; teste toxicológico para drogas ilícitas; patologias físicas ou mentais comprometedoras da capacidade de trabalho, entre outros.

Se considerado apto após a seleção psicofísica, seguirá para um teste de suficiência física, constituído de três provas: execução de 4 (quatro) exercícios de barra completos ; nadar 50 metros em tempo igual ou inferior a 1 minuto e 30 segundos; permanência dentro d´água flutuando por 20 (vinte) minutos ininterruptos, sem tocar no fundo e sem auxílio de qualquer apoio.

Para mais informações, acesse a Norma da Autoridade Marítima que rege os serviços de praticagem:

https://www.marinha.mil.br/dpc/sites/www.marinha.mil.br.dpc/files/normam12.pdf

Conteúdo da prova teórica para concurso para praticante de prático:

  • MANOBRABILIDADE DO NAVIO
  • ARTE NAVAL
  • NAVEGAÇÃO EM ÁGUAS RESTRITAS
  • LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO
  • METEOROLOGIA E OCEANOGRAFIA
  • COMUNICAÇÕES

Como funciona após a aprovação no concurso?

A qualificação do Praticante de Prático seguirá um programa de treinamento estabelecido pela Capitania dos Portos (CP) com jurisdição sobre a ZP, denominado Programa de Qualificação do Praticante de Prático, a ser iniciado imediatamente após a Certificação (aprovação no processo seletivo), sendo seu cumprimento confiado à Entidade(s) de Praticagem existente(s) na ZP, indicada(s) pela CP.

fonte: Sierra Pilots e Marinha do Brasil (NORMAM-12)