Praticagem no Brasil
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    • #8711
      sandro_peres
      Espectador

      Favpr verificar a questão anexada

      DUVIDA: se a esteira acaba à vante da proa, o tug nao reduziria a velocidade? Portanto nao teria que aumentar a potencia pra manter a mesma velocidade?

      Sandro

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    • #8715
      sandro_peres
      Espectador

      Não entendi esta “relative water speed”. Seria relativa a que?

      Sandro

    • #8780
      fabio
      Mestre

      Sandro,
      A velocidade é relativa ao navio.

      O fluxo desacelera ao encontrar a proa, para em seguida acelerar e atingir um pico de velocidade na altura da bochecha, enquanto contorna o navio.

      A velocidade é mais elevada na altura da bochecha e da alheta do navio, por causa da curvatura do casco. Se estiver nestas posições específicas o rebocador tem que acelerar para vencer um fluxo que está com velocidade maior do que o fluxo potencial.

      O PNA Resistência explica melhor esse tópico, logo nas primeiras páginas.

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