Praticagem no Brasil
Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #3612
      alessandro
      Participante

      Prezados

      Li o slide sobre BROACHING, mas não ficou claro para mim o que é o fenômeno. Pesquisei na internet e me ficou a ideia que seria um ROLL muito forte, que teria capacidade de tombar o navio para um dos lados….

      achei apenas artigos em inglês, sem explicações muito definidas…

      é isso mesmo?

    • #3618
      fabio
      Mestre

      A definição do PNA para broaching é “atravessar ao mar”.

      Se voce jogar uma prancha na praia e deixa-la à deriva, broaching é o que vai acontecer com ela quando passar a primeira onda.

    • #3629
      alessandro
      Participante

      obrigado

    • #3633
      pirata
      Participante

      Bom dia Fabio, tenho uma dúvida sobre o broaching, fiz uma questão do quiz engine em que considera verdadeiro: o broaching a tendência do navio em atravessar a corrente ou a onda quando esta a deriva.

      E na justificativa esta o trecho do livro, porém no livro ele não fala em atravessar a corrente. O que significa atravessar a corrente? É isso mesmo? Eu dei uma procurada e não achei nada a respeito sobre broaching em relação a corrente.

      Abraço!

    • #3923
      otimoneiro
      Espectador

      Na verdade, o que eu entendi do broaching foi a de o navio dar o través para a onda, o que pode acontecer em situações de proa no cavado.

      Nas conclusões do PNA, sobre os estudos de Wahaab e Swaan, ele diz que “there is a great
      danger o f broaching ( turning broadside to the waves) for all ships when their bows are in the trough of an astern wave whose length is 1.5L or more if the sh1p is traveling at about the same speed as theve”.

      Acho que seria uma decorrência da instabilidade gerada dentro de uma onda de grande intervalo, quando está com a proa (CG) próxima do cavado da onda. A instabilidade pode ser tão grande que ele tende a dar o través para a onda.

      Acho que é isso.

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.